Últimas Notícias

Conforme Recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, 4ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de Campo Largo, o Creci-PR adverte os corretores de imóveis que as vendas dos empreendimentos imobiliários Madison, Califórnia, Oregon e Michigan da Construtora Lyx Participações e Empreendimentos devem ser cessadas conforme os termos do ofício nº 874/2019 - Inquérito Civil nº MPPR-0023.19.000974-4.

 

O combate a comercialização de propriedades rurais com fracionamento ilegal é o principal objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) com o Ministério Público do Paraná (MPPR) nesta segunda-feira, 9 de setembro.

O termo estabelece iniciativas conjuntas que visam prevenir, fiscalizar, processar e reprimir o parcelamento irregular do solo rural. Estão entre as ações, a elaboração de um documento explicativo sobre a importância do combate ao fracionamento ilegal do solo rural com a compilação da legislação relacionada ao assunto. Também serão desenvolvidas atividades que orientem e alertem os corretores de imóveis sobre o impedimento de colocar à venda, prometer ou vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado.

Ao firmar a parceria, o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, destacou a importância do ato. “O Ministério Público tem atuado de forma rigorosa para coibir a comercialização de loteamentos ilegais e essa parceria representa a união de esforços das duas instituições em benefício da sociedade paranaense”.

O presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, relata que o Ministério Público do Paraná mais uma vez evidencia a competência e importância dos corretores de imóveis para a sociedade. “A assinatura deste Termo de Cooperação indica que os corretores de imóveis possuem papel fundamental nas transações imobiliárias, sendo responsáveis por instruir corretamente compradores e vendedores sobre exigências legais na comercialização de imóveis”.

Luiz Carlos Ribeiro (superintendente Creci-PR), Julio Cesar Cattaneo (diretor de comunicação Creci-PR), Ivonei Sfoggia (procurador-geral de Justiça),  Luiz Celso Castegnaro (presidente Creci-PR), Edson Gonçalves (coordenador COGEP Creci-PR) e Alexandre Gaio (procurador de Justiça).

MPE-PR - 5ª Promotoria da Comarca de Arapongas

Conforme Recomendação Administrativa, nº 06/2019, assinada pela Promotora de Justiça, Lêda Barbosa Lorejan, o Creci-PR orienta os corretores de imóveis em geral, especialmente os atuantes nas cidades de Arapongas e Sabáudia, para que não efetuem a intermediação imobiliária de imóveis não incorporados na área urbana e/ou loteamentos não aprovados por órgãos ambientais ou Prefeitura Municipal.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

A posse dos delegados municipais e a solenidade de formatura dos 59 novos corretores de imóveis da região de Londrina foi realizada no dia 30 de julho. Durante o evento também foram entregues 17 certificados para novas imobiliárias. A corretora de imóveis Isis Gimenes Vivam, Creci 10413, inscrita desde 1994, foi condecorada com o diploma de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à classe e o corretor de imóveis, Clovis José de Pinho, Creci 2468, foi homenageado como nome de turma.

Além dos homenageados, a mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades: Luiz Celso Castegnaro (presidente), Rosalmir Moreira (vice-presidente), Claudemar Ferreira (delegado regional), Jeronimo Francisco Neto (conselheiro), Marcelo Scandeale (conselheiro), Marco Antonio Bacarin (presidente Sincil) e Marcos Moura (vice-presidente do Secovi).

Os delegados Municipais Paulo Eduardo de Oliveira (Ibiporã), Marcia Salomão (Bela Vista do Paraíso), Ricardo Bragaglia (Arapongas), Marcos Pescarolo (Uraí), Domingos Soares Neto (Cornélio Procópio), Antonio Bertoli (Apucarana), Sebastião Gonçalves (Cambé) e Paulo Cesar Machado (Rolândia) foram empossados para a Gestão 2019-2021.

O Creci-PR, em comemoração aos 57 anos de Regulamentação da Profissão de Corretor de Imóveis, fará sempre às terças e quintas-feiras do mês de agosto postagens de valorização profissional.

Curta! Compartilhe!

 

 

 

 

A solenidade de formatura dos novos corretores de imóveis de Cascavel e região foi realizada no dia 24 de julho, no auditório do Hotel Copas Verdes. Foram entregues 80 credenciais e 11 certificados para novas imobiliárias. Durante o ato solene foram empossados os delegados municipais: Marcelo Emanuel de Castro (Assis Chateaubriand), Pedro Gonçalves Neto (Ubiratã) e Ivan Luiz Perotti (Toledo). Os membros da Comissão de Atendimento ao Consumidor do Mercado Imobiliário, Crecicon, também foram nomeados. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e as seguintes lideranças do Creci-PR: Luiz Celso Castegnaro (presidente), Carlos Mitsutochi Komura (delegado regional), Marilde Reis (diretora secretária) e Gilberto José Menoncin (conselheiro) prestigiaram a solenidade.

O Creci-PR credenciou 21 novos corretores de imóveis e 03 imobiliárias de Pato Branco e região. A solenidade de formatura foi realizada ontem, dia 23 de julho, no auditório do Sindicomércio. O corretor de imóveis Clovis Gresele, Creci F22861, foi homenageado como nome de turma. Luiz Celso Castegnaro (presidente), Zeferino José Mazorana (diretor tesoureiro), Gilmar Arcari (delegado regional), Keli Risso (delegada regional adjunta) e os delegados municipais: Domingos Mocelin (Dois Vizinhos), Ricardo Marcon Junior (Santa Izabel do Oeste) e Claudio Spilmann (Palmas) representaram o Creci-PR na solenidade. O ato solene também foi prestigiado pelo vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, e pelos vereadores: Fabricio Preis de Mello e Moacir Ronalce Dalchiavon.

As inscrições para o curso on-line COMO USAR A HP12C estão abertas até o dia 25 de julho.

O conteúdo programático será dividido em 04 aulas de 30 minutos cada. As aulas ficarão disponíveis por 24 horas e começarão no dia 29 de julho.

As inscrições devem ser feitas no link: http://ead.creci.org.br/CursoDetalhes.aspx?id=104260

Para se inscrever é necessário ter criado o e-mail com a extensão @creci.org.br. Para criar basta acessar o link: http://criar.creci.org.br/

O curso é gratuito, exclusivo para corretores de imóveis e 100% on-line.

A segunda Sessão Plenária do Cofeci ocorreu no dia 10 de julho, em Aracaju. O encontro chancela decisões e iniciativas que geram avanços para toda a categoria. Entre os itens da pauta, processos cujos recursos chegam ao Cofeci, decisões administrativas e debates sobre questões atuais que influenciam as atividades do setor imobiliário. O plenário do Cofeci é composto por dois representantes efetivos e dois suplentes de cada Conselho Regional. João Teodoro da Silva, Luiz Celso Castegnaro, Rosalmir Moreira e José Roberto Infante Bonatto representam o estado do Paraná no Cofeci.

O Programa de Regularização Fundiária de Paranaguá foi o tema do evento realizado pelo Creci-PR no dia 25 de junho. A promotora de justiça, Juliana Weber, e o Secretário de Urbanismo, Koiti Claudio Takiguti, repassaram aos corretores de imóveis informações referentes ao mercado imobiliário de Paranaguá e alertaram sobre as consequências, inclusive criminais, em intermediar a compra e venda imóveis irregulares.
O presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, frisou que orientar e capacitar os corretores de imóveis com o objetivo de aprimorar a qualidade do serviço prestado vai de encontro com uma das premissas fundamentais do Creci: proteger a sociedade contra e mau exercício profissional.

Izaias Aquino (coordenador de fiscalização Creci-PR), Luiz Ribeiro (superintendente Creci-PR), Valdemar Marques (delegado regional Creci-PR), Sergio Hach (conselheiro Creci-PR), Amauri Domingues (conselheiro), Luiz Celso Castegnaro (Presidente Creci-PR), Juliana Weber (Promotora de Justiça), Emir Mansur (delegado municipal Creci-PR), Koiti Claudio Takiguti (Secretário de Urbanismo de Paranaguá).

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Creci-PR, e o Ministério Público Federal, MPF-PR, firmaram um convênio de cooperação técnica para assessoramento no valor de comercialização de imóveis a fim de instruir processos judiciais, extrajudiciais e administrativos. O presidente, Luiz Celso Castegnaro, e a Procuradora Chefe, Paula Cristina Conti Thá, assinaram o termo de cooperação no dia 6 de junho, na Sede MPF-PR, em Curitiba.

Com o convênio, o Creci-PR receberá a demanda do MPF-PR e encaminhará aos profissionais devidamente habilitados e interessados em prestar os serviços. Os corretores de imóveis ficarão responsáveis por elaborar o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM.

O presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, diz que este acordo reafirma a importância dos corretores de imóveis para a sociedade. “O convênio evidencia o reconhecimento do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI perante o MPF-PR e confirma o conteúdo da Resolução-COFECI 1.066/2007 que atribui aos corretores de imóveis a competência de elaborar o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica”.

A procuradora Chefe do MPF-PR, Paula Cristina Conti Thá, agradeceu a diretoria do Creci-PR por atender a solicitação do MPF-PR. “A capacidade técnica dos profissionais se faz necessária em alguns processos, desta forma acreditamos que o convênio será de grande valia para o Ministério Público Federal”.

Os corretores de imóveis interessados em prestar os serviços honoríficos ao MPF/PR deverão se cadastrar na secretaria do Creci-PR.