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Os diretores do Creci-PR estiveram em Santo Antônio da Platina para a entrega de credenciais aos novos corretores de imóveis, posse dos membros do conselho da região do Norte Pioneiro e reunião de diretoria. Os eventos, realizados na delegacia sub-regional do Creci-PR, ocorreram no dia 21 de março. 

A atual delegada regional, Flavia Boberg Nader, continuará no cargo durante a gestão 2019/2021. Os corretores de imóveis Rivaldo Ferrari e Mohamed Alin Costa Nader foram nomeados como conselheiros estaduais. A comissão de atendimento ao mercado imobiliário, Crecicon, terá como membros: Cristiane Maria de Oliveira, Daniele Alves, Ricardo Mendes e José Anderson Barbosa Nalesso.
Também foram empossados os seguintes delegados municipais: Rivaldo Ferrari e Guilherme Augusto Ferrari Pavoni (Jacarezinho), Alex Sandro Faria (Siqueira Campos) e Giovani Marques dos Santos (Ibaiti).

A delegacia sub-regional do Norte Pioneiro, localizada na Rua Tiradentes 540, no Centro de Santo Antônio da Platina, atende 235 corretores de imóveis e 26 imobiliárias de 27 municípios: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mayrynk, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Santana do Itararé, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Com o objetivo de aproximar o Conselho dos corretores de imóveis, a atual gestão do Creci-PR tem descentralizado as reuniões de diretoria e convidado os profissionais para participarem. “A valorização das imobiliárias e dos corretores de imóveis de todo o estado, o diálogo constante e a aproximação do Conselho com os profissionais estarão sempre presentes na nossa Gestão”, afirma o presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro.

 

As inscrições para o curso on-line COMO USAR A HP12C estão abertas até o dia 21 de março. O conteúdo programático será dividido em 04 aulas de 30 minutos cada. As aulas ficarão disponíveis por 24 horas e começarão no dia 25 de março. 
As inscrições devem ser feitas no link: http://ead.creci.org.br/ 
Para se inscrever é necessário ter criado o e-mail com a extensão @creci.org.br. Para criar basta acessar o link: http://criar.creci.org.br 
O curso é gratuito, exclusivo para corretores de imóveis e 100% on-line.

 

O presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, esteve em União da Vitória, no dia 14 de março, para um café da manhã com os corretores de imóveis. O delegado municipal, Mário Vicente Pedroso, e o conselheiro estadual, Arion Marcelo dos Santos, organizaram o evento com o objetivo de aproximar o Creci-PR dos profissionais. O projeto, café com o presidente, foi criado para ouvir os anseios dos corretores de imóveis. Em conjunto com o evento foi realizado o ato solene de entrega de credenciais aos 05 novos corretores de imóveis de União da Vitória. 

Maura Lucia Fernandes (delegada municipal de Cruz Machado), Luiz Carlos Ribeiro (superintendente) e Bruno Godoi Juliano (agente fiscal) também participaram do encontro.

 

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Paraná realiza chamamento público referente à locação de imóvel para sediar suas dependências (DOU – Seção 3 – de 24/01/2019), de acordo com edital e projeto básico disponíveis em:

http://portalms.saude.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/45140-chamamento-publico-chamamento-publico-referente-a-locacao-de-imovel-para-as-instalacoes-nucleo-estadual-do-ministerio-da-saude-no-parana

As propostas devem ser enviadas até o dia 15 de março de 2019. Demais esclarecimentos poderão ser obtidos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Resolução-Cofeci nº 1.336/2014, baseada na Lei 9.613, de 3 de março de 1998, com a nova redação dada pela Lei nº 12.683/2012

Todos os profissionais e imobiliárias que, durante o exercício de 2018, não registraram nenhuma transação imobiliária considerada suspeita de lavagem de dinheiro deverão fazer a declaração de não ocorrência. O procedimento é obrigatório e quem não o fizer, estará sujeito à multa.

O prazo final para envio da Declaração de Não Ocorrência, referente ao exercício de 2018, é 31 DE JANEIRO DE 2019.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Creci-PR, realizou a abertura da Operação Veraneio 2018-2019 no dia 18 de dezembro. O combate ao exercício ilegal da profissão será o foco dos agentes fiscais durante a ação que tem apoio das prefeituras de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. A cerimônia, realizada na nova delegacia do Creci-PR em Matinhos, contou com a presença da diretoria e colaboradores do Conselho, de lideranças do setor imobiliário, de corretores de imóveis e do prefeito de Matinhos, Ruy Hauer.

Além de fiscalizar e orientar os inscritos, a operação visa inibir a atividade de contraventores que é algo comum nesta época. O Creci-PR também orientará a população como alugar ou comprar um imóvel de forma segura. Os agentes fiscais ficarão lotados em Matinhos até o dia 12 de janeiro.

A última edição da Operação Veraneio obteve excelentes resultados. Durante o período, os agentes fiscais lavraram 481 autos de constatação, 49 autos de infração, 42 notificações e 10 boletins de ocorrência com encaminhamento a autoridade policial.

“Aumentamos o efetivo de agentes fiscais no litoral com o objetivo de promover uma das maiores ações contra o exercício ilegal da profissão. Queremos valorizar os profissionais e proteger a sociedade”, afirmou o presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro.

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, relata que a operação veraneio do Creci-PR traz segurança e tranquilidade aos veranistas. “O Conselho desenvolve um trabalho exemplar e por isso tem todo o apoio da prefeitura de Matinhos”.

Antes de alugar ou comprar um imóvel é extremamente importante verificar se a imobiliária ou o corretor de imóveis estão inscritos no Creci-PR. Estas informações podem ser obtidas no site www.crecipr.gov.br, pelo telefone (41) 3453-1654 ou na Delegacia Regional do Creci em Matinhos - Av. Jk de Oliveira, 975 – sala 01.

 

Atendendo ao pedido do Creci-PR e do Secovi-PR, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e o secretário de Finanças, Renato Segalla, assinaram, no dia 27 de novembro, um decreto que visa à desburocratização dos atos e procedimentos administrativos da prefeitura de Cascavel.

Com o decreto, os corretores de imóveis ficam dispensados da apresentação dos contratos de administração de imóveis para consultar informações cadastrais, solicitar extratos de débitos e efetuar o pagamento de tributos. Será solicitado apenas a carteira de identificação profissional e a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade.

Segundo o presidente do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, o ato torna mais ágil o trabalho dos corretores de imóveis. “Agradecemos o empenho do prefeito Paranhos em ouvir a classe imobiliária, temos a certeza de que o decreto facilitará a rotina de trabalho dos corretores de imóveis de Cascavel”.

O decreto foi assinado na presença do presidente do Creci Paraná, Luiz Celso Castegnaro; do presidente do Secovi Paraná, Luiz Antônio Langer; do delegado regional do Creci, Gerson Paranhos de Oliveira; da diretora tesoureira do Creci-PR, Marilde Reis; do procurador jurídico do Creci-PR, Antonio Linares filho; do coordenador do Crecicon do Creci-PR, Osvaldo Pires dos Santos e diversos profissionais da área imobiliária.

Os representantes da Associação de Corretores de Imóveis de Cianorte e o delegado distrital do Creci-PR, Valdir Dantas, se reuniram com o prefeito em exercício, Beto Nabhan, no dia 20 de novembro. Durante a reunião, realizada no Paço Municipal, foram debatidos assuntos referentes à forma de avaliação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na oportunidade, foi repassado ao prefeito algumas propostas da categoria para o setor imobiliário da cidade. O chefe da Divisão de Receitas Imobiliárias, Lucas Trugilio Ribeiro; e os corretores de imóveis, Altair Greco, Mário Greco, Tuca Marcato e Cláudio Brugin também participaram da reunião.

 

Em solenidade realizada no dia 04 de outubro, no auditório do Hotel Bourbon Curitiba, 141 novos corretores de imóveis receberam suas credenciais. Durante o ato solene também foram entregues 34 certificados de pessoa jurídica e um certificado de remido para o corretor de imóveis, Moacir Sérgio Souto Rocha. O Creci-PR homenageou, Marcos de Assis Machado, Creci F648, como nome de turma.

A mesa diretiva do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Luiz Celso Castegnaro (presidente Creci-PR), Mariano Dynkowski (diretor secretario Creci-PR), Marcelo Freitas (diretor 2º secretário Creci-PR), José Roberto Infante Bonatto (presidente do Sindimóveis-PR), Ricardo Toyofuku (vice-presidente Secovi-PR), Claildo Toszek (coordenador da Cefisp Creci-PR), Antonio Linares Filho (procurador jurídico Creci-PR), Ana Beatris de Castro (coordenadora da Coapin Creci-PR), José Raiumundo Roszkowski (conselheiro Creci-PR), Marcos França (conselheiro Creci-PR), Marcos de Assis Machado (corretor de imóveis homenageado), Regina Machado (esposa Marcos Machado) e Moacir Sergio Souto Rocha (conselheiro Creci-PR e recebedor do título de remido).

O Creci-PR realizou, no dia 24 de outubro, a cerimônia de formatura dos 75 novos corretores de imóveis de Ponta Grossa e região. Na solenidade também foram entregues 10 certificados de pessoas jurídicas.

O corretor de imóveis, Carlos Roberto Tavarnaro, Creci F1523, foi homenageado como nome de turma. Tavarnaro se inscreveu no Conselho em 1974 e durante os anos de 1982 a 1988 foi conselheiro do Creci-PR. Atualmente administra a Tavarnaro Consultoria Imobiliária.