Hoje existem aplicativos nos celulares e portais na internet para tudo: aprender idiomas, cozinhar, falar mal dos ex-namorados ... e não seria diferente quando o assunto é o mercado imobiliário. Empresas do setor investem na interação virtual para tornar suas empresas conhecidas e alavancar as vendas. Com a evolução da internet e proliferação dos celulares tipo smartphones, a interação tem ido muito além do desenvolvimento de sites apenas com as informações básicas das empresas e empreendimentos. “Essa interação ainda é um desafio do setor. Quem já investe na modernidade das mídias sociais já possui retorno positivo para suas marcas”, opina Nilson Sarti, presidente da Associação das Empresas Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Um exemplo de investimento em redes sociais é a Construtora Tecnisa, que, atualmente, tem 42% do seu faturamento direcionado através de plataformas digitais. A empresa possui pelo menos dez canais de interatividade com os clientes nas mais diferentes redes sociais: Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, Foursquare, dentre outros.
“Desde 2001, a Tecnisa já vendia pela internet. Fazemos essas ações por convicção na importância da interação virtual e não como convenção, o que muitas empresas têm feito hoje. É preciso entender que a rede social não é apenas um mecanismo de venda, mas também de diálogo e a ponte de mídia com os consumidores”, explica Marcelo Trevisani, especialista de redes sociais e marca da Tecnisa. Na Bahia, a empresa possui empreendimentos no bairro do Itaigara, em Salvador, e em Lauro de Freitas.